Cápsula com sensor de temperatura vence Concurso de Ideias Inovadoras

Jul 19, 2018 | Notícias

O projeto Extinctus Enterprise foi o vencedor do Concurso de Ideias Inovadoras para a Prevenção de Incêndios e Revitalização Socioeconómica das áreas afetadas, promovido pela Portugal Inovação Social no âmbito da Aldeia da Inovação Social.

 

O projeto propõe que sejam enterradas cápsulas com sensores de temperatura e transmissor de rádio que respondam ao aumento anormal de temperatura com o envio de um sinal sonoro para os bombeiros.

 

Diogo Vale, Maria Pereira, Margarida Machado e Taís França, que têm entre 15 e 17 anos e residem em Braga, são os autores do projeto, aclamado unanimemente como a melhor proposta apresentada a concurso.

 

A equipa apresentou publicamente o projeto no dia 5 de julho na Cerdeira (Lousã), segundo dia da Aldeia da Inovação Social, juntamente com as restantes quatro equipas finalistas do concurso, que tiveram a oportunidade de participar no Bootcamp em Empreendedorismo Social do IES – Social Business School, que os ajudou a estruturar as ideias e a preparar a apresentação do projeto a potenciais investidores.

 

O júri do concurso foi composto por Filipe Almeida, Presidente da Portugal Inovação Social, Luís Jerónimo, em representação da Fundação Calouste Gulbenkian, Pedro Ricardo Gomes, em representação do Montepio, e Luísa Ferreira, em representação do Instituto do Banco Europeu de Investimento.

 

Além do Extinctus Enterprise, estiveram ainda na Lousã os projetos finalistas Floresta Ativa, Os caminhos das Fragas, Anexo Agrícola e Slower.

 

 

Sobre a primeira Aldeia de Inovação Social na Lousã (4 e 5 de julho)

 

A Aldeia do Xisto de Cerdeira, na Lousã, foi o lugar escolhido para assinalar o balanço dos concursos promovidos pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, e cofinanciados pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE).

 

Nos dias 4 e 5 de julho, reuniram-se projetos empreendedores sociais para discutir ideias e mostrar o impacto dos projetos apoiados pelo PO ISE. Recorde-se que no total, já foram aprovados um total de 144 candidaturas que perfazem um financiamento público de 12.122.593,31€.

 

A sessão de abertura do evento contou com a presença do Presidente da Comissão Diretiva do PO ISE, Domingos Lopes; do Presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes; do Presidente da Portugal Inovação Social, Filipe Almeida; da Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Alves; do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

 

De destacar os casos de sucesso cofinanciados pelo PO ISE, nomeadamente os projetos ColorADD e EKUI, a Incubadora Regional de Inovação Social (IRIS), a Associação Mundo a Sorrir, o projeto Inspira o Teu Professor e o Clube Mentes Empreendedoras, que animaram os visitantes com workshops de apresentação e experimentação dos projetos.

 

Para além das atividades previstas, os visitantes tiveram acesso a uma Mostra de Projetos, exposições de fotografia, performances artísticas, um bootcamp em Empreendedorismo Social, emissão em direto com a Rádio Miúdos e outras surpresas e atividades especiais ao longo dos dois dias, em toda a Aldeia.

Fonte: Portugal Inovação Social/PO ISE