Histórias apoiadas pelo Fundo Social Europeu

Abr 10, 2018 | Notícias

O Programa Operacional Capital Humano (PO CH) dá a conhecer as histórias de Neide Vieira e de Diogo Teixeira, no contexto da divulgação de vídeos de pessoas apoiadas pelo Fundo Social Europeu.

Neide Vieira é investigadora no domínio das neurociências, com enfoque na neurodegeneração e exposição ao stress crónico. No Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando Diogo Teixeira programa e cria novas máquinas.

 

  • No Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS), na Escola de Medicina da Universidade do Minho, em Braga, Neide Vieira desenvolve estratégias para prevenir, retardar e reduzir o declínio cognitivo. “Estamos muito interessados em perceber como envelhecemos e a razão pela qual a capacidade cognitiva de um conjunto de pessoas é estável e outras pessoas têm um declínio cognitivo acentuado”, explica a investigadora a quem foi concedida uma bolsa de pós doutoramento com o apoio dos Fundos Europeus e que devido ao trabalho já desenvolvido recebeu a bolsa NARSAD, uma das mais prestigiadas na investigação em saúde mental.

 

  • Desde criança que Diogo Teixeira tem um “fascínio por máquinas”. No Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, na Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, descobriu o seu desejo de programar e inventar novas máquinas. Com o apoio do Fundo Social Europeu, no âmbito do PO CH, o formando realiza os seus projetos com todas as condições materiais: “querendo aprender temos tudo”, diz.

 

Contexto

A Minha História: União Europeia, Portugal e Capital Humano é um projeto de comunicação do PO CH, que termina hoje e que tem dado a conhecer o percurso de 33 pessoas apoiadas por Fundos da União Europeia. Pretendeu divulgar na primeira pessoa o impacto de ter participado num projeto cofinanciado pelo FSE no domínio temático do Capital Humano que apoia, entre outras tipologias, Cursos Profissionais, Bolsas individuais de Doutoramento e Pós-Doutoramento, Cursos de Aprendizagem, Cursos Técnicos Superior Profissionais, Cursos de Educação e Formação de Adultos e Centros Qualifica.

Fonte: PO CH