Histórias contadas no feminino com o apoio do Fundo Social Europeu

Mar 21, 2018 | Notícias

No âmbito da divulgação de vídeos de pessoas apoiadas pelo Fundo Social Europeu, o Programa Operacional Capital Humano (PO CH) dá a conhecer as histórias de Maria Branish e de Helena Borges.

Maria Branish viajou para Portugal para participar num evento académico, mas descobriu em Lisboa a forma de fazer astrofísica num laboratório. Num curso profissional, a Helena Borges deseja que Coimbra seja a nova moda.

  • Integrada na equipa de investigação noGrupo de Lasers e Plasmas (GoLP) do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, liderado por Luís Oliveira e Silva professor catedrático do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico, Maria Branish encontrou em Lisboa um dos “melhores grupos de investigação do Mundo”. O desejo de realizar um estágio transformou-se numa carreira apoiada por fundos da União Europeia.
  • Na Escola Secundária Avelar Brotero em Coimbra, Helena Borges trocou o desejo de ser veterinária por um curso profissional de moda. Para esta formanda “um curso profissional possibilita colocar em prática os conhecimentos adquiridos” e os apoios dos fundos da União Europeia são essenciais para a “evolução dos alunos”.

Contexto

A Minha História: União Europeia, Portugal e Capital Humano é um projeto de comunicação do PO CH. Visa divulgar na primeira pessoa o impacto de ter participado num projeto cofinanciado pelo FSE no domínio temático do Capital Humano que apoia, entre outras tipologias, Cursos Profissionais, Bolsas individuais de Doutoramento e Pós-Doutoramento, Cursos de Aprendizagem, Cursos Técnicos Superior Profissionais, Cursos de Educação e Formação de Adultos e Centros Qualifica.

Fonte: PO CH