“Construir hoje a Administração Pública do futuro” | 1.ª sessão

Mar 23, 2018 | Notícias

A 1.ª sessão do Ciclo de Encontros 2018 subordinada ao tema “Ambiente de Trabalho Positivo: Missão Possível” teve lugar ontem, na Torre do Tombo, em Lisboa.

“Valorizar os trabalhadores, desenvolver ambientes de trabalho positivos e melhorar a gestão pública são os três eixos” definidos pelo Governo para inovar os serviços públicos, afirmou o Ministro das Finanças, Mário Centeno, na abertura da sessão inaugural.

Em breve entrará em vigor, na ordem jurídica interna, a diretiva comunitária que prevê a criação de serviços de saúde e segurança no trabalho na Administração Pública até final de 2019 e vai ser implementado um programa de ação que prepare os serviços públicos para o cumprimento da lei no que à segurança e saúde no trabalho diz respeito.

 

O Ciclo de Encontros reúne um conjunto de seminários abertos a todos os interessados com dois objetivos principais:

  • Debater os temas que estão na agenda transformacional da Administração Pública atual;
  • Extrair propostas de atuação (da reflexão gerada pelos stakeholders) que melhorem a capacidade adaptativa permanente da Administração Pública face aos desafios que se lhe colocam, tendo como um dos principais elementos de mudança a atuação dos próprios trabalhadores.

As próximas sessões estão marcadas para 16 de maio e 27 de junho, subordinadas aos temas “Percursos Profissionais na Administração Pública: Carreiras e Competências” e “Instrumentos de Gestão para a Administração Pública do Futuro”, respetivamente.

Fonte: INA/Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas/Portal do Governo