Novas histórias sobre o apoio do Fundo Social Europeu

Fev 8, 2018 | Notícias

No contexto da divulgação de vídeos de pessoas apoiadas pelo Fundo Social Europeu, o Programa Operacional Capital Humano (PO CH) dá a conhecer as histórias de José Cruz e de Tomás Grismayer.

José Cruz foi aluno do ensino profissional, prosseguiu estudos na Universidade e regressou ao curso profissional como formador. Tomás Grismayer queria ser um músico famoso em Paris, mas a ciência fê-lo viajar para Lisboa.

  • Professor do Curso de Hotelaria e Turismo no Agrupamento de Escolas Leonardo Coimbra e Filho, José Cruz recorda como foi o curso profissional que possibilitou “aprender uma componente prática de grande qualidade” e prosseguir estudos para a Universidade. Hoje, no papel de professor, ensina a teoria e a prática na cozinha, com a certeza de que o ensino profissional “possibilita um importante abrir de portas para o mercado de trabalho”.
  • De Paris para Lisboa, com uma passagem pelos Estados Unidos da América. Tomás Grismayer integra a equipa de investigação no GoLP – Grupo de Lasers e Plasmas do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, liderado por Luís Oliveira e Silva, professor catedrático do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico. Para trás deixou 10 anos de estudo de clarinete e a certeza de criança que seria um músico famoso.

Contexto

A Minha História: União Europeia, Portugal e Capital Humano é um projeto de comunicação do PO CH. Visa divulgar na primeira pessoa o impacto de ter participado num projeto cofinanciado pelo FSE no domínio temático do Capital Humano que apoia, entre outras tipologias, Cursos Profissionais, Bolsas individuais de Doutoramento e Pós-Doutoramento, Cursos de Aprendizagem, Cursos Técnicos Superior Profissionais, Cursos de Educação e Formação de Adultos e Centros Qualifica.

Fonte: PO CH