AD&C promove debate sobre governança e territorialização de políticas públicas

Fev 1, 2018 | Notícias

No próximo dia 12 de março, a Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P., promove um debate internacional sobre modelos de governança e a territorialização das políticas públicas, na reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

Que escalas, que atores e que modelos de cooperação são mais propícios a uma articulação mais eficaz entre os objetivos das políticas e os cidadãos? Para responder a esta questão o seminário centra-se em dois painéis de debate, dedicados aos seguintes temas:

  • Governança pública: atores, escalas e desafios,
  • Governança territorial: instituições, escalas e políticas.

Neste debate vão estar reunidos peritos internacionais como Fabrizio Barca, perito internacional em políticas de base territorial, Claire Charbit, perita da OCDE em mecanismos de governança multinível, Andrés Rodriguez Pose e John Bachtler, investigadores nas áreas das políticas públicas e desenvolvimento regional, bem como diversos atores nacionais nas diferentes escalas de implementação das políticas públicas.

Este seminário conta ainda com a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, do Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza e do Diretor Geral de Política Regional e Urbana da Comissão Europeia, Marc Lemaitre.

Num contexto de plena operacionalização do Portugal 2020 e no âmbito da preparação da nova estratégia para o período post 2020, este debate terá por base a análise da longa experiência nacional e europeia de governação multinível, tendo em vista os diferentes mecanismos de governança do território e das políticas públicas.

Acompanhe este seminário. Conheça o Programaefetue a sua inscrição gratuita.

Para mais informações: eventos@adcoesao.pt  | +351 218 814 000

Atualizado a 08/02/2018