Portugal, Investir no Futuro

Jan 26, 2018 | Notícias

A União Europeia é um espaço de oportunidades e de benefícios que marcam a diferença em cada região. A sua principal prioridade é a promoção do crescimento, do emprego e do bem-estar. Ao investir em pessoas e em ideias, a União Europeia cria condições favoráveis para o desenvolvimento e para a modernização dos países. Ao apoiar o espírito pioneiro e empreendedor dos europeus, a União Europeia incentiva os cidadãos a explorar projetos inovadores.

Explore as histórias por detrás do investimento da União Europeia

Os europeus já criaram ideias para melhorar a educação, modernizar os cuidados de saúde ou tornar as infraestruturas mais eficientes. Em resposta, a UE forneceu os meios para estas ideias serem postas em prática. E mesmo quando projetos de valor se debateram com a relutância de outros investidores, a UE interveio para garantir o seu financiamento.

O investimento europeu oferece às empresas a possibilidade de se reinventarem. Foi o que aconteceu com uma empresa da região de Coimbra que, com a ajuda de fundos da UE, transformou a crise financeira de 2008 numa oportunidade de reestruturação e inovação.

Trata-se de uma empresa de pavimentos e revestimentos para construção e decoração, que utilizou o financiamento europeu para modernizar equipamentos e renovar infraestruturas. Atualmente, a empresa exporta 65 % da produção para 60 países dos cinco continentes.

Mas o apoio da UE aos seus cidadãos não se resume a investimento financeiro; inclui também acompanhamento. Especialistas de diferentes áreas procuram, juntamente com os beneficiários, garantir que os projetos acrescentam real valor às comunidades.

Os resultados são visíveis: há mais partilha de conhecimento e criaram-se centros de investigação, edifícios ecológicos ou soluções de mobilidade inteligentes. Todos contribuem para um futuro mais sustentável nas cidades e regiões da Europa.

Produzir amêndoas ou vinho, desenvolver cosméticos à base de ingredientes tradicionais, conceber tecnologia para setores tão avançados como o aeronáutico, construir uma nova faculdade ou combater a desertificação – estes são exemplos de projetos financiados pela UE e que marcam a diferença.

Na brochura Portugal Investir no Futuro, contam-se algumas destas histórias. Mas se olhar para a sua comunidade, verá que por detrás do investimento europeu existem outras por descobrir.

Fonte: EU Bookshop