Novo Fundo de Cooperação Regional EEA and Norway Grants

Jan 22, 2018 | Notícias

Com o objetivo de encontrar soluções partilhadas para os desafios comuns da Europa, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam, através do novo Fundo de Cooperação Regional EEA and Norway Grants, projetos transfronteiriços e transnacionais europeus, no valor de 34,5 M€.

Esta iniciativa, que será lançada a 24 de janeiro, terá o seu enfoque na partilha de conhecimentos, no intercâmbio de boas práticas e de capacitação em cinco áreas prioritárias dos EEA and Norway Grants 2014-2021:

– Inovação, investigação, educação e competitividade;

– Inclusão social, emprego jovem e redução da pobreza;

– Ambiente, energia, alterações climáticas e economia de baixo carbono;

– Cultura, sociedade civil, boa governança e direitos e liberdades fundamentais;

– Justiça e assuntos Internos.

Os projetos apoiados devem ser de natureza regional transfronteiriça ou transnacional e envolver diferentes parceiros, através de consórcio, de pelo menos três países.

Através dos EEA and Norway Grants, os países doadores (Islândia, Liechtenstein e Noruega) contribuem para reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e fortalecer as relações bilaterais entre estes e 15 países beneficiários do norte, centro e sul da Europa. O novo Fundo é um valor acrescentado para o restante financiamento dos EEA and Norway Grants, devido ao seu foco europeu transfronteiriço e transnacional.

No primeiro convite à apresentação de propostas, estarão disponíveis 15 M€. As candidaturas abrem a 24 de janeiro e o prazo limite para o primeiro passo do processo de inscrição é 1 de julho. Pretende-se que os projetos iniciem em 2019.

Fonte: EEA Grants Portugal