25 Anos de Mercado Único Europeu

Jan 10, 2018 | Notícias

O mercado único europeu, considerado por muitos como um dos maiores sucessos da União Europeia, celebra o seu 25.º aniversário este ano.

O mercado único é uma área económica que permite a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais, as chamadas “quatro liberdades”. É a maior área económica sem barreiras do mundo, incluindo mais de 500 milhões de cidadãos e representando um PIB no valor de 15 biliões de euros. Estima-se que seja responsável pela criação de 2,8 milhões de postos de trabalho.

O mercado único entrou em vigor a 1 de janeiro de 1993. Hoje o seu alcance vai além dos 28 Estados-Membros. A Islândia, o Liechtenstein e a Noruega têm acesso através do acordo Espaço Económico Europeu e a Suíça através de acordos bilaterais, enquanto alguns outros países têm acesso a setores específicos.

Mas o desenvolvimento do mercado interno ainda não terminou. A UE encontra-se atualmente a tentar melhorar a área digital do mercado único através da modernização do comércio eletrónico, dos direitos de propriedade intelectual, da entrega de encomendas, da economia colaborativa e do estabelecimento de normas TIC. Segundo a Comissão Europeia, isto contribuiria anualmente com 415 mil milhões euros para a economia europeia e criaria centenas de milhares de postos de emprego.

Mais informações, incluindo vídeos sobre o mercado único europeu, estão disponíveis no website do Parlamento Europeu.

Fonte: Parlamento Europeu