Semana da Formação Financeira 2017

Out 25, 2017 | Notícias

O Plano Nacional de Formação Financeira celebra, entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, a Semana da Formação Financeira 2017, sob o lema “Na Formação Financeira Todos Contam”.

Esta é uma iniciativa enquadrada no Plano Nacional de Formação Financeira que visa sensibilizar a população para a importância da formação financeira.

Ao longo da semana, o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros vai desenvolver iniciativas dirigidas a diferentes públicos-alvo do Plano, em conjunto com os parceiros estratégicos mais próximos desses públicos.

As comemorações decorrem em vários pontos do País e são dirigidas a jovens em idade escolar, gestores de micro, pequenas e médias empresas, jogadores de futebol e à população em geral. Consulte o Programa.

 

Iniciativas dinamizadas no âmbito da Semana de 30 de outubro a 3 de novembro

No dia 30 de outubro, os supervisores financeiros e o Ministério da Educação dinamizam atividades dirigidas às escolas. No Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa, em Lisboa terá lugar a sessão solene de anúncio dos projetos vencedores da 6.ª edição do Concurso Todos Contam, com a presença dos membros do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros. Ao longo de todo o dia, decorre também nesta escola um conjunto de oficinas de formação financeira temáticas, onde os alunos de todas as idades poderão adquirir conhecimentos financeiros, através de jogos e atividades lúdicas. A escolha do Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa para a realização das atividades dirigidas às escolas tem em conta que, no ano letivo 2017/2018, este agrupamento vai realizar uma experiência piloto de utilização dos Cadernos de Educação Financeira 1 e 2, em que estarão envolvidos cerca de 800 alunos.

A 31 de outubro têm lugar, nas instalações da Associação Empresarial da Região de Viseu, uma conferência e vários workshops dirigidos a empreendedores e gestores de micro, pequenas e médias empresas. Estas iniciativas, organizadas pelos supervisores financeiros em conjunto com o IAPMEI e o Turismo de Portugal, incluem uma conferência e ações de formação sobre temas financeiros relevantes para a gestão empresarial.

Ainda no dia 31 de outubro, os supervisores financeiros e o Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol realizam um conjunto de ações de sensibilização sobre a importância da gestão financeira na carreira do jogador de futebol.

Nos dias 2 e 3 de novembro, as autarquias locais da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa assinalam a Semana da Formação Financeira com diversas iniciativas e campanhas de sensibilização da população, incluindo conferências e workshops e a divulgação de conteúdos na imprensa e rádios locais.

 

A Semana da Formação Financeira 2017 vem alargar a uma semana as celebrações que, desde 2012, o Plano tem assinalado num dia, o Dia Mundial da Poupança (31 de outubro). Mais informações disponíveis no website Todos Contam.

 

Fonte: Banco de Portugal/Todos Contam