Semana Aprender ao Longo da Vida 2017

Out 27, 2017 | Notícias

A Semana Aprender ao Longo da Vida 2017 realiza-se entre os dias 20 e 24 de novembro.

Trata-se de uma iniciativa que visa contribuir para o debate, reflexão e partilha de conhecimento em diferentes domínios afetos a políticas e práticas de aprendizagem ao longo da vida (ALV) em Portugal.

Dinamizado pela associação O Direito de Aprender, em parceria com outras entidades, entre as quais, a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (ANQEP), este evento engloba três iniciativas: Encontro Semana ALV, Atividades Locais, e Prémio Semana ALV.

 

Encontro Semana ALV

O Encontro Semana ALV vai assinalar, formalmente, o início da Semana e destina-se, sobretudo, a profissionais de educação e formação de adultos.

Os trabalhos vão decorrer no Grande Auditório do ISCTE e incluem três painéis: um subordinado à educação de adultos no mundo digital; outro relativo à ALV na Agenda 2030 do desenvolvimento sustentável; e um outro que irá incidir na educação de adultos nos dias de hoje.

Esta iniciativa é certificada como ação de curta duração (ACD) para docentes ao abrigo do Decreto-Lei n.º 22/14 de 11 de fevereiro, pelo Centro de Formação de Escolas António Sérgio.

 

Atividade Locais

As Atividades Locais têm como principal objetivo estimular iniciativas, a nível local, que promovam a ALV e que ajudem a ultrapassar as fronteiras entre os diferentes tipos de aprendizagem (formal, não formal e informal).

Associações culturais ou desportivas, instituições, fundações, organizações ou pessoas singulares ou organizadas podem efetuar a sua inscrição. De realçar que, para serem inseridas na Semana ALV 2017, as atividades deverão ser inscritas no website oficial e credenciadas pela organização a nível nacional.

 

Prémio Semana ALV

Durante a realização do Encontro, com o intuito de promover o conhecimento e a divulgação de boas práticas de aprendizagem de adultos que se revistam de carácter inovador e se revelem eficazes no reforço da participação dos adultos em processos de aprendizagem ao longo da vida, vai ser entregue o Prémio Semana ALV.

Pode candidatar-se até 7 de novembro qualquer instituição pública, privada (de natureza solidária ou lucrativa) ou personalidade que tenha desenvolvido atividades na área da educação e formação de adultos.

Mais informações disponíveis no website da Semana ALV 2017.

 

Fonte: ANQEP/Semana ALV 2017