Novas Perspetivas para a Inovação Social

Out 9, 2017 | Notícias

A conferência “Novas Perspetivas para a Inovação Social” vai realizar-se em Lisboa, nos dias 27 e 28 de novembro.

Trata-se de uma organização conjunta da Comissão Europeia, do Governo Português e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Visa impulsionar a inovação social na Europa já que esta é uma forma eficiente e eficaz de promover políticas públicas inclusivas e criadoras de riqueza. Pretende ainda desenvolver uma nova narrativa para a inovação social, criando os meios para que esta se enraíze, cresça, floresça e dê frutos.

Procura reunir cientistas de nível mundial na área de inovação social, inovadores, empreendedores sociais, representantes da sociedade civil, decisores nacionais e regionais, atores municipais e locais, investidores em inovação social, filantropos, investidores de capital de risco, business angels, estudantes e políticos.

A conferência vai permitir fazer um balanço da inovação social hoje, analisar as novas tendências neste vasto domínio, potenciar discussões estimulantes e promover a criação de redes entre inovadores, empresários e outros criadores de valor, impulsionados por um ideal social.

Está estruturada da seguinte forma:

  • Balanço dos resultados da inovação social;
  • Identificação de potenciais oportunidades futuras criadas pela inovação social, não só em termos de bem-estar social, mas também de crescimento, emprego e oportunidade de negócios para a Europa;
  • Análise das novas tendências de inovação social;
  • Avaliação do possível papel da inovação social na próxima geração de políticas públicas;
  • Análise dos vários instrumentos de financiamento.

 

No contexto do evento, vai ser lançado o primeiro Prémio de Inovação Social do Horizonte 2020, no valor de 2 M€, centrado nas soluções mais adequadas para melhorar a mobilidade de pessoas séniores.

Em paralelo com o Programa principal, vai decorrer uma apresentação de projetos e iniciativas na área da inovação social com oficinas práticas.

Inscreva-se na conferência. Mais informações disponíveis no website da Comissão Europeia.

 

Fonte: Comissão Europeia