A Segurança e Saúde no trabalho diz respeito a todos

Out 3, 2017 | Notícias

A campanha de 2016-2017 “Locais de trabalho saudáveis para todas as idades” visa ajudar os empregadores a enfrentarem os desafios colocados pelo envelhecimento da mão-de-obra e sensibilizar a opinião pública para a importância do trabalho sustentável ao longo de toda a vida profissional dos trabalhadores.

 

A campanha tem os seguintes objetivos:

  • Promover o trabalho sustentável e o envelhecimento saudável, e alertar para a importância da prevenção ao longo de toda a vida profissional;
  • Auxiliar os empregadores e os trabalhadores (incluindo micro e pequenas empresas) facultando-lhes informações e instrumentos para gerirem a Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no contexto do envelhecimento da população ativa;
  • Facilitar o intercâmbio de informações e a partilha de boas práticas neste domínio.

 

Conheça os benefícios dos locais de trabalho saudáveis para todas as idades:

– Os trabalhadores serão mais saudáveis, produtivos e motivados, permitindo que as organizações se mantenham competitivas e inovadoras.

– Será possível conservar na organização competências e experiências profissionais valiosas, graças à transmissão de conhecimentos e da congregação de talentos e competências.

– A diminuição das baixas por doença e do absentismo permitirá reduzir os custos da incapacidade de trabalho suportados pelas organizações e aumentar a produtividade das mesmas.

– A rotatividade do pessoal será menor.

– O ambiente de trabalho será mais positivo, incentivando os trabalhadores de todas as idades a realizarem plenamente o seu potencial.

 

Para saber mais, consulte a publicação da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho “Locais de trabalho saudáveis para todas as idades”.

Recursos adicionais disponíveis no website da campanha.

 

Fonte: Comissão Europeia/Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho